Dicas para quem quer começar a meditar
Qualquer um pode adquirir o hábito de introduzir a meditação no seu dia a dia. Para iniciar, esteja num lugar calmo e silencioso, em que não possa ser incomodado. Escolha uma posição que o deixe mais confortável ou a posição tradicional, que é a postura de lótus, onde a pessoa fica sentada com as pernas cruzadas com os pés sobre as coxas, mantendo a coluna ereta e as mãos sobre os joelhos.
Como há muitas técnicas de respiração, o ideal é começar pela mais simples, então, inspire pelo nariz bem devagar até encher os pulmões de ar e, em seguida, solte o ar bem devagar pelas narinas, prestando atenção nesse fluxo do ar que entra e sai do seu corpo, ou seja, atenção total no presente, foco no seu corpo e na sua respiração.
É normal virem vários pensamentos à tona, até porque a natureza da nossa mente é pensar, mas quando você volta a atenção para sua respiração, eles começam a diminuir. O fluxo de pensamentos vai acalmando, tendo um intervalo maior entre um pensamento e outro. Se, ainda assim, tiver muitos pensamentos, você pode colocar uma música relaxante para ajudar. Tudo é uma questão de prática e, com o tempo, se torna cada vez mais fácil e simples.
Finalize voltando aos poucos, mexendo os dedos das mãos e dos pés, alongando as pernas gentilmente e levantando-se devagar. O mais importante é começar! Em breve você sentirá os benefícios. Boa prática! Namastê!
Dicas para quem quer começar a meditar